Conheça o Colégio de São Bento


A História

 

O Colégio de São Bento do Rio de Janeiro é um estabelecimento de ensino confessional católico, exclusivamente para meninos, dirigido e mantido pelos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Fundado em 1858, o Colégio de São Bento é um instituição, que tem como objetivo não apenas a educação cristã dos jovens nele matriculados, mas também a formação cultural necessária para o desenvolvimento integral da personalidade humana.

O Colégio está situado na Rua Dom Gerardo,68, no centro da cidade do Rio de Janeiro, oferecendo a região um ensino de alto padrão, que leva em sua tradição valores como integridade e responsabilidade social. Devido a sua localização, o Colégio de São Bento, mantém em seu corpo  discente alunos das mais diversas localidades do Rio de Janeiro e de algumas cidades vizinhas, como Niterói, Nova Iguaçu e Caxias, dentre outras.

A instituição oferece super educacional para a educação básica, que se divide em Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano; Ensino Fundamental II, do 6º ao 9ºano; e Ensino Médio, da 1ª à 3ª série, sendo todas as etapas em regime de horário integral.

 

O Colégio São Bento

 

Foi no curso de um período bastante difícil para a Igreja Católica no Brasil que Dom Frei Luis da Conceição Saraiva fundou o Colégio de São Bento, chamado inicialmente de Externato de São Bento. Em seu primeiro ano de funcionamento, contou com cerca de 500 alunos que estudavam gratuitamente nos cursos Primário, Secundário ou Teológico

Já em 1904, foi construído um prédio para abrigar o Externato, que neste mesmo ano passou a se chamar Ginásio de São Bento. O atual prédio que abriga o Colégio de São Bento foi inaugurado em 1971. O edifício da Rua Dom Gerardo, onde funcionava o Ginásio foi ocupado pela Administração do Mosteiro, como é até hoje.

 

Preocupação social

 

A instituição sempre teve preocupação com o desenvolvimento de nossa sociedade, por isso, em 1908 os monges buscaram soluções para atender ao público de menor renda e de ocupação diurna. Assim surgiram a Escola Noturna São José (1908), a Escola Popular (1912) e o ensino formal e profissionalizante na Fazenda Três Poços para meninos pobres de Campos dos Goitacazes (1923).

Hoje o Colégio de São Bento colabora para o desenvolvimento de projetos sociais e educacionais, como o BenetLAC (2009), encontro de representantes dos colégios beneditinos da América Latina e do Caribe para troca de informações e experiências.